Alimentos superpoderosos na prevenção de doenças respiratórias em adultos e bebês

Estudo diz que brócolis pode evitar a rinite. Leite materno é a primeira vacina do ser humano. PorFernando Dias

Laranja com cenoura, acerola, maracujá com mamão, antigripal ou beterraba com mel. As casas de sucos estão repletas de bebidas que prometem combater o vírus da gripe e, consequentemente, as doenças respiratórias que vêm a reboque. Mas segundo especialistas, a eficácia de combinados de frutas e legumes no combate a esses males comuns no inverno está mais ligada à ingestão de líquidos do que aos efeitos dos nutrientes. Essas vitaminas, no entanto, são capazes de reforçar o sistema imunológico desde que sejam consumidas em doses diárias.
“Uma alimentação rica em nutrientes é capaz de melhorar a imunidade como um todo, e com isso é possível sim ajudar o organismo a atacar vírus e bactérias que causam infecções respiratórias”, afirma Marcelo Barros, chefe de Nutrição do Instituto Nacional de Cardiologia.
E não adianta pensar que é mito: o consumo de líquidos é mesmo fundamental para a melhora dos sintomas como nariz entupido e coriza. A ingestão de bebidas é importante, pois ajuda no controle da temperatura do corpo, além de manter as mucosas (pele que reveste as partes internas do corpo) úmidas.
“A água é fundamental. Para quem não gosta, os sucos, laranjadas e limonadas podem ser opções. Assim que surgirem os sintomas da gripe ou de doenças respiratórias, o primeiro remédio é água, pois ela faz a diminuição do muco. Dez copos por dia já são suficientes”, ressalta o nutricionista.
Cor laranja espanta a gripe

Segundo Barros, todas as frutas e legumes alaranjados, se consumidos com frequência, ajudam a combater os estados gripais. “Para se ter uma ideia, três laranjas por dia conferem ao organismo a quantidade necessária de vitamina C”, explica Barros.
O nutricionista lembra que um dos alimentos mais completos é a noz, fonte de ômega 3, de selênio e de zinco. Apesar de não ser um fruto muito comum na mesa do brasileiro, a não ser no Natal, o recomendável é a ingestão de uma ou duas unidades ao dia. “O importante é saber balancear. O ômega 3 está presente em peixes como salmão, atum, sardinha, corvina, anchova, mas também é preciso ingerir zinco, encontrado nas carnes vermelhas de um modo geral”, diz o especialista. O zinco, que também pode ser encontrado no feijão e nas lentilhas, é um poderoso nutriente no combate às infecções. Já a cenoura, a abóbora, o mamão, o pêssego e outros alimentos ricos em vitamina A ajudam a proteger as mucosas do nariz.
Estudo diz que brócolis melhora rinite e bronquite
Um dos grandes aliados no tratamento de pacientes com doenças respiratórias, principalmente as alérgicas, é o brócolis. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, constataram a eficácia da ingestão do vegetal após analisar 65 voluntários com problemas como rinite e bronquite. Durante dez dias, eles comeram doses variadas de brócolis. Os cientistas observaram que os pacientes que consumiram o vegetal, com maior frequência, tiveram um aumento representativo na produção de enzimas que agem nas células respiratórias e as protegem de inflamações.
Até agora, no entanto, nenhum alimento se mostrou tão eficaz na prevenção de doenças respiratórias quanto o leite materno. Uma pesquisa realizada por nutricionistas do Rio Grande do Sul estudou a relação entre os tipos de prática alimentar até os seis meses de vida e a ocorrência de problemas como bronquite e asma. O levantamento foi feito tendo como base 58 crianças de uma escola da rede pública de Porto Alegre. O que se observou é que não ocorreram problemas respiratórios no grupo que tinha o leite materno como única fonte de alimentação. No entanto, tais doenças foram manifestadas em 93% dos que eram submetidos ao aleitamento misto e em 100% das crianças que não tiveram acesso à amamentação.
O que faz com que o leite materno seja um poderoso agente no combate às doenças respiratórias é a presença em abundância de uma espécie de citocina (mólecula que promove a ativação de componentes do sistema imunológico) que participa no desenvolvimento pulmonar e na produção de elastina (uma proteína importante para o funcionamento do pulmão).
“O leite materno vai gerar imunidade como um todo. É a primeira vacina da criança, capaz de evitar infecções como bronquite, otite, rinite. A prevenção de doenças, sem dúvida, é o grande segredo da amamentação”, ressalta Barros.
fonte opiniãoenoticias

Comentários

Postagens mais visitadas