Anda estressado? Veja dicas para melhorar seu dia-a-dia!


Anda estressado? Veja dicas para melhorar seu dia-a-dia!
O estresse é o estado psicofísico resultante de excessiva exposição a certos estímulos, caracterizado por tensão muscular, fadiga, cansaço, dores nas costas, dificuldade para dormir, dor de cabeça, perda de memória, dificuldade em resolver problemas, entre outros.
O estresse pode ser considerado também como a soma de respostas físicas e mentais de uma incapacidade de distinguir entre o real e as experiências e expectativas pessoais. Pela definição, estresse inclui a resposta de componentes físicos e mentais. O estresse é uma resposta do organismo frente a um perigo, que prepara o corpo para fugir ou lutar.
Todos atravessamos crises de estresse e emoções fortes. A vida moderna freqüentemente obriga-nos a encarar situações difíceis e ameaçadoras. Cada pessoa reage de modo diferente a essas situações — o que para uns é motivo de muito estresse para outros não é motivo para nenhuma alteração emocional. Entretanto, todos têm um limite de tolerância a partir do qual a saúde começa a ser prejudicada.
Em situação de estresse, o corpo humano reage de diferentes formas. A ativação da glândula hipófise — localizada na região frontal do cérebro — libera hormônios que ativam as glândulas supra-renais — que, como o próprio nome indica, localizam-se na parte superior dos rins. Isso faz com que a substância cortisol seja produzida e liberada na corrente sangüínea. O excesso de cortisol leva a uma destruição das células de defesa — os glóbulos brancos — causando uma baixa na defesa imunológica do organismo, possibilitando assim a proliferação e desenvolvimento de doenças.

Antes de tratarmos das estratégias de como diminuir o estresse, alguns considerações devem ser feitas: nenhum método isolado é infalível; uma combinação de vários métodos é geralmente mais efetiva. O que funciona para uma pessoa, não necessariamente funcionará para outras.
O estresse pode ser tanto negativo como positivo. O estresse apropriado e controlado melhora o interesse e motiva o indivíduo, assim como a ausência total de estresse pode levar ao tédio e à depressão.
Finalmente, um médico ou psicólogo deve ser procurado quando forem identificadas condições físicas e psicológicas associadas ao estresse, como sintomas cardíacos, dor significativa, ansiedade, ou depressão.

Sintomas do Estresse

·                      Sinais de cansaço
·                      Tristeza
·                      Aflição
·                      Pânico
·                      Sentimento de medo e agressividade constantes
·                      Constantes crises de tensão e angústia
·                      Afastamento de suas atividades de trabalho
·                      Incapacidade de domínio sobre as emoções
·                      Impotência na resolução de problemas
·                      Dor na coluna
·                      Dor de cabeça
·                      Grande agitação
·                      Alteração do desempenho de suas funções normais
·                      Fixação num determinado problema de trabalho
·                      Diminuição da produtividade e eficiência
·                      Perda de memória
·                      Sudorese intensa (suor, transpiração intensa)
·                      Perturbação
·                      Aceleração do batimento cardíaco
·                      Irritação
·                      Isolamento
·                      Hipertensão
·                      Mau humor
·                      Úlcera
·                      Medo
·                      Angústia
·                      Esgotamento

Tratamento do Estresse

estressespa
·                      Tente descobrir o que pode estar causando tensão e aborrecimento e tente contornar essas causas. Procure planejar os períodos e horários de modo a evitar correrias.
·                      Faça uma atividade por vez e concentre-se nela. Quem se preocupa com muitas tarefas ao mesmo tempo não executa bem nenhuma delas.
·                      Faça atividades físicas, mentais e recreativas; procure sempre equilibrar essas atividades.
·                      Pratique exercícios físicos; se possível ao ar livre e em ambientes naturais.
·                      Tenha uma dieta saudável. A saúde em geral e a resistência ao estresse podem melhorar com uma dieta rica em cereais integrais, vegetais e frutas. Procure também evitar o abuso de álcool, cafeína e cigarro.
·                      Não se esqueça de ter uma boa relação com amigos e família.
·                      Mantenha bons pensamentos; cultive bons propósitos e ideais.
·                      Pratique a meditação. Relaxe, esvazie a mente de preocupações; respire lenta e profundamente.
·                      Durma o suficiente para se sentir renovado.
·                      Coma sem pressa. Sinta bem o sabor da comida; expulse pensamentos que o incomodam.
·                      Seja positivo e exerça constantemente a paciência.
·                      Absorva as crises de raiva com sabedoria.
·                      Seja menos competitivo; busque ser feliz e fazer o que gosta alheio às influências e julgamentos dos outros.
·                      Encare os eventos cotidianos de uma maneira diferente. Mantenha um senso de humor durante as situações difíceis; o riso não somente ajuda a aliviar a tensão e manter as perspectivas, mas também tem um efeito físico que reduz os níveis do hormônio do estresse.
Lembre-se sempre: em uma situação de problema, não adianta se preocupar. Isto só traz sofrimento, depressão e nervosismo, além de não trazer a solução. Aprenda a controlar esses sentimentos e se tornará uma pessoa mais feliz.
fonte belezaesaúde

Comentários

Postagens mais visitadas