Faça seu metabolismo ficar a mil por hora

Foto: Getty Images
No frio, o corpo trata de acelerar o metabolismo já que precisa trabalhar mais para produzir energia e manter a temperatura estável. Por outro lado, a quebra de gordura fica mais lenta, dificultando o emagrecimento e aumentando a fome. Mas saiba que é possível driblar este quadro crítico do inverno ao incluir os alimentos responsáveis especificamente por deixar você a mil por hora.
“Várias estratégias podem ser utilizadas para melhorar o desempenho do metabolismo. Uma boa opção é usar alimentos como chá verde, gengibre e pimenta”, diz Tarcila Beatriz Ferraz de Campos, nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo e mestre em Ciências com ênfase em Fisiologia Endócrina pela USP. “Fracionamento alimentar e atividade física são outras estratégias fundamentais”, lembra Tarcila.
Confira, a seguir, quais alimentos aceleram seu metabolismo sem comprometer a manutenção do peso.
MagnésioO magnésio é um mineral essencial à produção de energia e participa de forma importante na regulação da contração muscular. Além disso, é responsável pela prevenção do estresse oxidativo no exercício, de forma que a diminuição de seus níveis pode causar um desequilíbrio na formação de radicais livres. Por isso, uma alimentação pobre em magnésio deixa o metabolismo mais lento e favorável ao acúmulo de gordura.
“Para um bom funcionamento do corpo, indica-se que o consumo diário desse mineral seja de cerca de 300 a 350mg, sem considerar as perdas através de atividades físicas”, diz a nutricionista funcional Ariane Pereira, coordenadora do setor de pesquisa e desenvolvimento da Naturalis Nutrição & Farma, em São Paulo.  Aposte em: castanhas, verduras verde-escuras, figo, beterraba, leite.

PotássioAlém de manter a flexibilidade e a hidratação do cabelo, é responsável por manter o corpo hidratado, pela eficácia da contração muscular e pelo funcionamento dos sistemas cardíaco e nervoso. Se você tiver baixas taxas de potássio, seu metabolismo provavelmente funcionará mal. Aposte em: frutas como banana, laranja, uva, kiwi, melão, maracujá e maçã. Também é encontrado em carnes magras, no pepino, nas amêndoas e na semente de girassol.
Gorduras do bemA gordura tem a função essencial de retardar a digestão do carboidrato e fazer com que a energia seja gasta de forma equilibrada. O ideal é apostar no consumo de alimentos que forneçam a gordura do bem, ou seja, as insaturadas, que ajudam a limpar as artérias. Aposte em: castanhas, amêndoas, pinhão, pistache, azeite extra virgem, sementes de abóbora, gergelim e girassol.
Proteínas e fibrasPara manter o metabolismo a mil, outras boas pedidas são as proteínas e fibras, já que gastam mais energia na digestão. Aposte em: carnes em geral, leite, queijos, soja, frutas, cereais, verduras e legumes.
TermogênicosOs alimentos que aumentam a temperatura corporal aceleram o metabolismo e turbinam a queima de gordura. Aposte em: pimenta vermelha, chá verde, canela, gengibre, salmão e até água.
Lascritta
fonte terra

Comentários

Postagens mais visitadas