Quando o Casal deixa Jesus para trás.



"Ora ,todos os anos iam seus pais a Jerusalém,segundo o costume do dia da festa. E,regressando eles, terminados aqueles dias ,ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o souberam seus pais. Pensando,porém, eles que viria de companhia pelo caminho,andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos. E como não o encontrassem,voltaram a Jerusalém em busca dele. E aconteceu que passados três dias o acharam.(Lc 2:41-46)"
Aprendemos pelos evangelhos que o Senhor Jesus sempre procurava estar nos lugares onde era bem vindo. Vemos isso quando ia até a casa dos irmãos Marta, Maria e Lazaro onde era
festejada a sua presença. Vemos também ocasiões quando Jesus se fazia oculto e escapava do lugar sem ser visto.
A presença Dele é algo que deve ser desejado, ao mesmo tempo em que a indiferença para com Ele o mantém a certa distância.
Aqui vemos o casal, Maria e José, por uma falha totalmente compreensível, visto que as crianças, ora estavam com o grupo de homens, ora estavam com suas mães entre as mulheres, que iam num segundo grupo,e todos iam e voltavam cantando pelo caminho, de maneira que pensou Maria que Jesus estava com José, e este pensou que estivesse com ela , daí a ocorrência de deixar Jesus para trás.
Eles ficaram um dia sem Jesus, e foi um desespero. Eles o buscaram, mas não estavam conseguindo encontrá-lo. Tiveram que desprender um esforço em meio ao desespero por três
dias até que o encontrassem.

Já pensou o estado emocional daquele casal, Maria e José, que drama! Deixaram Jesus para trás, inicialmente, pelo espaço de um dia, depois este tempo acabou se transformando em três dias. Quanta angústia, desespero e que stress.
Será que eles brigaram? Será que se acusaram apontando o dedo um para o outro? Olha o que você fez! Cadê Jesus? Você é que tinha que cuidar dele!
Creio que não, eu imagino José, um homem bom, paciente, amigo, compreensivo, um homem com H maiúsculo, e Maria, o amor em pessoa, frágil no seu exterior, mas forte no seu íntimo.
Eles eram gente de Deus, gente com Deus, não havia espaço para brigas e discussões.
Mas voltando, fico imaginando um dia sem Jesus, quanta coisa pode dar errado, não é
mesmo?
Acusações, brigas, desencontros, separações, enfim, tudo pode acontecer pela ausência de
Jesus.
Eu tenho dito que não me preocupo com a presença do diabo, mas tremo só de pensar na
ausência de Jesus.
Preciso Dele porque O amo, sei quem sou,de onde vim, e para onde estou indo. Devo tudo a
Ele.
Depois preciso Dele, porque ele é o protetor da minha casa. Protege o nosso amor, nossos filhos, nossos interesses, enfim, Ele é tudo em nós.
O salmista diz, "outro bem além de Ti não possuo" e eu também não. Ele é tudo que possuo,
se O perder, perdi tudo.
E quantos casais passam boa parte de suas vidas sem a presença dele. Alguns por nunca terem andado com ele, já outros, por indiferença mesmo.
Quão bom seria que todos os casais entendessem que Jesus é o primeiro a proteger o relacionamento deles, protegendo o coração do marido para que não se encante com outra mulher, protegendo a mulher contra as investidas de estranhos, cuidando do amor deles, fazendo com que esse amor amadureça à medida que eles também amadurecem.
E você? Tem dependido da presença de Jesus no seu relacionamento? Ou ele ficou para trás e você nem percebeu?
Às vezes vemos maridos que buscam a presença de Jesus enquanto a esposa permanece desinteressada, logo penso, ela não sabe o que faz.
Um homem sem Jesus. Não se pode esperar muito dele, pode-se, sim,esperar adultério, traições, egoísmo, ganância, avareza, bebedices, descompromisso com o lar, coisas assim, não é?
Então queridos, não passe nem mais um dia sem Jesus, não o deixe pelo caminho, não se descuide dele.
Não deixe que só um cônjuge busque a presença dele, pois é missão para os dois.
Lembre-se, José, não ficou sentado e esperando Maria ir a busca de Jesus, não. Ele foi junto, pois a presença Dele era importante para os dois.
O salmo 145:18-19 diz o seguinte:
"Perto está o Senhor daqueles que o invocam, de todos os que o invocam em verdade, Ele acode à vontade dos que o temem".
José e Maria perceberam a ausência de Jesus e voltaram em busca Dele, se preciso for volte você também, não fique sem Jesus, você vai precisar dele na caminhada da vida.
Retirado da apostila: Casados em Cristo 2010
Autor: Pastor Ismael Roselei de Carvalho
fonte Restaurando minha família 

Comentários

Postagens mais visitadas