Palavra do dia

Salmo 80


1) TU, que és pastor de Israel, dá ouvidos; tu, que guias a José como a um rebanho; tu, que te assentas entre os querubins, resplandece.
2) Perante Efraim, Benjamim e Manassés, desperta o teu poder, e vem salvar-nos.
3) Faze-nos voltar, ó Deus, e faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos.
4) Ó SENHOR Deus dos Exércitos, até quando te indignarás contra a oração do teu povo?
5) Tu os sustentas com pão de lágrimas, e lhes dás a beber lágrimas com abundância.
6) Tu nos pões em contendas com os nossos vizinhos, e os nossos inimigos zombam de nós entre si.
7) Faze-nos voltar, ó Deus dos Exércitos, e faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos.
8) Trouxeste uma vinha do Egito; lançaste fora os gentios, e a plantaste.
9) Preparaste-lhe lugar, e fizeste com que ela deitasse raízes, e encheu a terra.
10) Os montes foram cobertos da sua sombra, e os seus ramos se fizeram como os formosos cedros.
11) Ela estendeu a sua ramagem até ao mar, e os seus ramos até ao rio.
12) Por que quebraste então os seus valados, de modo que todos os que passam por ela a vindimam?
13) O javali da selva a devasta, e as feras do campo a devoram.
14) Oh! Deus dos Exércitos, volta-te, nós te rogamos, atende dos céus, e vê, e visita esta vide;
15) E a videira que a tua destra plantou, e o sarmento que fortificaste para ti.
16) Está queimada pelo fogo, está cortada; pereceu pela repreensão da tua face.
17) Seja a tua mão sobre o homem da tua destra, sobre o filho do homem, que fortificaste para ti.
18) Assim nós não te viraremos as costas; guarda-nos em vida, e invocaremos o teu nome.
19) Faze-nos voltar, SENHOR Deus dos Exércitos; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos.
Maria Alice Varela Sampaio O javali do campo quer destruir a sua vinha , vinha nos fala de alegria , família bens , mas o Leão da tribo de Judá se levantou para destruir o javali que é atanas, porque maior é o que esta conosco do que esta no mundo . DEus te abençoe e boa semana .

Ataques de javalis ameaçam o campo

As lavouras devastadas durante a noite e os ataques aos cordeiros realizados por javalis selvagens estão preocupando os produtores gaúchos. Com a decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de proibir a caça do animal exótico, em agosto, o temor se agravou.
Sem um predador natural e com capacidade de ter três ninhadas por ano, com uma média de oito filhotes em cada uma, a estimativa é de que a população do animal, que em 2007 girava em torno de 26 a 50 mil apenas no Rio Grande do Sul, aumente em larga escala. Desde 2002, o Ibama havia liberado a caça no Estado para conter os danos causados pelo javali, no entanto, a medida foi revogada no mês passado devido a pressões de ONGs ambientalistas.
De acordo com o estudo do biólogo Mateus Pereira das Neves, das 11 cidades gaúchas mais afetadas, seis estavam localizadas no sul do Estado (ver quadro). Produtor de milho e criador de ovinos de Herval, a cidade mais atingida, Conrado Cassuriaga da Silva, já perdeu cerca de 90% da sua plantação ao longo do ano, quando a caça ainda era permitida.
– Se eu já perdi 25 ovelhas e 60 cordeiros quando a gente caçava esses animais, agora com a proibição vou perder ainda mais – diz.
Segundo a Associação Gaúcha de Controle do Javali Asselvajado (Agaja), 25% da produção de milho do RS é perdida por ano em virtude dos ataques dos javalis – o que representa um prejuízo de R$ 70 milhões. Para o presidente da entidade, Cassiano Welter Bocchese, outro problema ligado aos animais selvagens é a transmissão de doenças:
– Como o Brasil é o quarto maior exportador de carne suína, existe entre os produtores o receio de que medidas internacionais venham atingir a balança comercial.
Além de prejudicar os pequenos agricultores, os ataques dos javalis têm preocupado os criadores de ovinos da região Sul. O presidente do Sindicato Rural de Herval, João Nilton Medeiros, calcula que as perdas na ovinocultura possam chegar a R$ 5 milhões neste ano.
– A carne do cordeiro está em alta, por isso os produtores têm sentido tanto as perdas. Estão todos apreensivos, porque o javali é um animal voraz – argumenta.
Autor: Sancler Ebert. Fonte: Zero Hora

Comentários

Postagens mais visitadas