Lição 11 - CPAD - Ageu - O Compromisso do Povo da Aliança - EM CONSTRUÇÃO


Ageu - O Compromisso do Povo da Aliança 
Lição 11 - CPAD  Osiel Varela 
Texto Áureo: Mt. 6.33. Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
EM CONSTRUÇÃO.
O TEXTO ESTÁ SENDO COMPILADO, LANCEI NA PÁGINA PARA INICIO DE REFLEXÃO DO ASSUNTO.
ALGUNS TRECHOS SERÃO ALTERADOS E EDITADOS!
 - Leitura Bíblica: Ag. 1.1-9

1  NO segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo:
2  Assim fala o Senhor dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada.
3  Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo:
4  Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?
5  Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.
6  Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.
7  Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.
8  Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o Senhor.
9  Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o Senhor dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa.
Ageu, cujo nome significa “Festivo”, foi um dos profetas pós-exílicos, um contemporâneo de Zacarias. Ageu tinha as qualidades de um bom pastor.
EXÓRDIO.
UMA DAS condições, que sempre vamos encontrar na relação com Deus é que:
Uma vez aliançados com Ele, sempre deveremos procurar a fidelidade da Aliança.
Muito embora, sejamos frágeis sob o aspecto místico divino, a mantença desta aliança é sempre possível, mesmo sob a característica adâmica, que depois de vencida pela escolha divina, nos proporciona forças, por um lado e por outro, a capacitação é inerente a escolha, através da própria ação divina.
Ainda que a infidelidade esteja ao nosso alcance, e Deus o sabe, quanto.
A busca do Reino – que já entre nós – é uma forma de fazermos prevalecer a questão da fidelidade à Deus.
Por sua vez, não há em Deus, pois é impossível que ele seja infiel, infidelidade alguma.
Considerai os vossos caminhos
A inferência da fidelidade é tal, que não há como nós deixarmos desta busca, pois se nós nos encontrarmos em situação de alvo das flechas de Deus, em nossos caminhos,é porque deixamos que nossos caminhos percorram – os nossos caminhos e não consideramos isto.
Ou seja, não procuramos ajustar os nossos caminhos aos Caminhos do Senhor.
Porque os Seus caminhos, não são os nossos caminhos.
Retendo as Bençãos
Buscai primeiro o reino de Deus
Se quisermos impedir a retenção das nossas bênçãos, só poderemos fazê-lo na direção da busca do Reino.
Não nos damos conta que somos compromissados, e este compromisso é relacional, não apenas pessoal.
A Correlação
O relacional cristão e de todos os que se relacionam com o Senhor, no texto bíblico escriturístico – Livro do Profeta Ageu – a introdução se dá sob este aspecto.
E isto vale para a Igreja presente.
Eu sou responsável pela retenção de minhas Bençãos. Sem nenhum tipo de pensamento do teísmo aberto. [teologia da abertura] Muito ao contrário, estou diametralmente oposto a esta ‘doutrina’ esposada por alguns pastores e teólogos ditos cristãos.
[Teísmo Aberto é a teologia que nega a onipresença, a onipotência e a onisciência de Deus. Seus defensores apresentam outra definição onde afirmam pretender uma reavaliação do conceito da onisciência de Deus, na qual se afirma que Deus não conhece o futuro completamente, e pode mudar de idéia conforme as circunstâncias. Afirmam também, alguns defensores, que o termo “Todo-poderoso” não pode ser extraído do contexto bíblico, pois, segundo eles, a tradução original da palavra do qual é traduzida tal expressão havia se perdido ao longo dos séculos.]
Mas, diria o leitor, “Deus não é soberano?”
Sim!
Mas, quando pactuados, há que se ter um posicionamento relativo, com a Aliança, com o Pacto.
Pacto da veteroaliança sinaítica foi demasiadamente quebrado, mas nunca cessou, pois, o Pacto tem de um lado o povo hebreu, antroplogicamente falível, porém do outro lado, O Senhor Jeová, cuja característica pessoal é apresentada pelo próprio Deus, ao afirmar: “Eu, O senhor não Mudo!”. Ml.3.6. Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
Esta Palavra é a garantia da continuidade do Pacto sob a ótica divina.
Tiago 1:17. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
N’Ele não há sombra nem mudança de variação.
Porque Ele é intrinsecamente Fiel, a si mesmo, e a Sua Palavra é imutável.
Deste pressuposto exara-se a necessidade da mantença dos compromissos de qualquer Aliança com Deus!
Será que o Pacto Neotestamentário do Sangue não está sendo quebrado de forma idêntica?
Cada qual se desviando pelo seu próprio caminho?
Como o messiânico profeta Isaías já vaticinara, sobre a necessidade da Federação dos homens voltar-se em direção do Caminho:
João 14:6.  Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Casas Estucadas ou Sepulcros caiados.
Impedem de se sentir o cheiro, na forma humana.
Analisarmos a situação, de cada um de nós, quanto a sermos casas espirituais.
Porém, para Deus nada é encoberto.
A nossa casa espiritual não precisa de reboco estético, mas do reboco moral e espiritual, que a sociedade hebreia deixou de lado, desde os tempos dos Profetas, até aos tempos de Jesus de Nazaré.
E hoje em nossos dias, o que vamos realizar ou analisar sob este aspecto, no interior de cada um de nós e dentro das Igrejasw
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia."  (Mateus 23 : 27)
Ag.1.1  NO segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo:
2  Assim fala o Senhor dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada.
3  Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo:
4  Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?
1 Pedro 2.5. Vòs também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
1Co 3:16 -  Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
1Co 3:17 -  Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
1Co 6:19 -  Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
2Co 6:16 -  E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
A destruição do templo anthropos é uma quebra da aliança edênica.
Assim, os homens se encontravam, no pós queda adâmica.
Quando chegou a Plenitude dos tempos – Gl.4.4 Deus nos concedeu a possibilidade redentiva de reconstrução do templo humano-espiritual.
Porém, há que se aliançar para que haja o ‘religare’ completo, através de Cristo.
Uma vez alcançados por esta ação regeneradora crística podemos e devemos andar, de tal forma a nos portar como mantenedores das condições a que nos atingiu, e nos libertou da condenação da Morte e do Reino Parasitario do Mal, comandado pelo Rei dos terrores.
Que atua ao meio-dia, noturnamente e durante o tempo cronológico, pois não é eterno.
A Temporalidade da Vida Ministerial ou Conversão é fator preponderante?
Muitos pensam que é preciso um longo ministério para causar impacto na vida da Igreja ou da Sociedade cristã.
Ageu prova isto pela duração de seu Ministério profético: quatro meses.
Foi o tempo suficiente para que o povo retomasse forças para renovação, por sua parte, do Pacto estabelecido.
Tempo e História Geral
O segundo reinado do rei Dario, que governou a Pérsia de 522 a 486 aC.
O que localiza Ageu na história em 520 aC.
Neste ano Ageu, se pronuncia sobre a parada da reconstrução do Templo, por 16 longos anos.
No ano 520 aC que ele ajuntou aos exilados que haviam retornada à sua terra natal em 536 aC, para reconstruir o templo do Senhor.
O ministério de Ageu e o de Zacarias fizeram com que o povo se reanimasse e completasse a tarefa em cinco anos. O templo reconstruído foi dedicado em 515 aCNão pare a Adoração.
Agora não resta mais sacrifício a ser feito, ou realizado.
Mas, nós não podemos parar de continuar a Adoração.
O Templo está de pé?
Sim! O Templo somos nós e devemos mantê-lo assim!
Como Ageu fala aos povos, devemos atentar para o que começamos e depois paramos, pela simples situação adversa, ou por nos entretermos com nossos negócios pessoais e deixamos os negócios do Reino de lado.
Deus gosta de negociantes no seu reino compromissados com os seus negócios.Lc.19. 13.  E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha.
Paulo incita a emulação aos da Galácia na sua Epístola aos cristãos chamados Gálatas. Gal 1.6.  Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;
Eles haviam começado bem, construindo um altar e oferecendo sacrifícios, estabelecendo, então, o fundamento para a Casa do Senhor no ano seguinte.
I Coríntios 3 : 10. "Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele." 
A construção havia cessado, todavia quando os inimigos zombaram dos esforços dos construtores. Mas,        continua

Comentários

Postagens mais visitadas