O MINISTÉRIO DA MULHER NA OBRA DO EVANGELHO


Na actualidade, muitos com base em argumentos não bíblicos, tais como diferença de cultura e "novos tempos e mentalidades" pretendem dar à mulher na Obra do Evangelho, um ministério que, segundo a Vontade de Deus, explanada de forma clara na Bíblia, a mesma não tem. O Senhor é Deus de ordem e não de confusão, e a Sua Palavra não está dependente de épocas ou estações, culturas ou sistemas políticos criados pelo homem. Na Sua Vontade, é a teocracia o único regime que deve ser seguido, a saber, o constante da Sua Palavra, a Bíblia Sagrada.
Neste pequeno estudo, procuramos qual o ministério da mulher na obra do Evangelho, segundo o Novo Testamentoe não segundo as tradições dos homens. Por isso, o mesmo é baseado em exclusivo em versículos bíblicos transcritos da forma como se segue.
1.- As Mulheres Serviam Jesus e os Seus Discípulos no Seu Ministério:
"....Andava de cidade em cidade, pregando e anunciando... e os doze iam com Ele, e algumas mulheres, que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades; Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demónios, e Joana, mulher de Cusa, procurador de Herodes e Suzana, e muitas outras que O serviam com as Suas fazendas." Luc. 8:1-3.
2-Exerciam o Ministério da Hospitalidade:
"E uma certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura e que servia a Deus, nos ouvia, o Senhor lhe abriu o coração para estar atenta ao que Paulo dizia. E, depois que foi baptizada, ela e a sua casa, nos rogou dizendo.- se haveis julgado que eu sela fiel ao Senhor, entrai em minha casa e ficai ali. E nos constrangeu a isso" Actos 16:14-15.
3- Deviam Educar os Filhos na Palavra:
" Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste assegurado, sabendo de quem o tens aprendido e que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus" II Tim. 3:14-15, e 1:4-5.
"E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor,> Efés. 6:4.
4 - Cooperavam na Expansão do Evangelho:
4.1.- No Ministério da Palavra: " ... e, quando o ouviram Priscila e Áquila, o levaram consigo e lhe declararam mais pontualmente o caminho de Deus", Act. 18: 26. " .. e tinha este quatro filhas donzelas que profetizavam," Act. 21:9. "Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça .. . ", 1 Cor. 11: 5. Notemos igualmente que o ministério da Palavra não pode significar que tenha domínio sobre o homem, nesse momento (1Cor. 11) e que o dom da profecia já terminou.
4.2 - Servindo ao Senhor em geral: "A Igreja de Roma tinha um bom grupo de cooperadoras, 8 das quais Paulo saúda, no cap. 16: Priscila, cooperadora em Cristo" (v 16) "Maria que trabalhou muito por nós", (v.6) "Trifena e Trifosa, que trabalham muito no Senhor", (v.12); "Pérside, trabalhou muito", (v12); Júlia, a irmã de Nereu e Olímpia" (v.15). As Irmãs de Éfeso "faziam profissão de servir a Deus", 1 Tim. 2:10. As de Filipos eram zelosas cooperadoras de Paulo: "Rogo a Evodia e a Síntique que sintam o mesmo no Senhor. E peço-te... que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no Evangelho... e com outros cooperadores...", Fil. 4:2-3.
5 - Serviam também como Diaconizas:
"Recomendo-vos pois, ....... que serve na Igreja que está em Cencreia" Rom. 16:1. (Junto a Corinto).
"Da mesma sorte as mulheres sejam... fiéis em tudo" (ou "de modo semelhante", como os Diáconos do vers. 10), 1 Tim. 3:10-11.
"As mulheres idosas... para que ensinem as mulheres novas..." Tito 2:3-4 "Mulheres idosas" aqui e 1 Tim. 5:2 é o termoPresbuterai, equivalente, talvez, a Diaconizas.
Havia uma classe de viúvas dedicada ao Senhor, cujas condições de admissão, Paulo explica:
- mulher de um só marido,
- tendo testemunho de boas obras,
- se criou os filhos,
- se exercitou hospitalidade,
- se lavou os pés aos santos,
- se socorreu os aflitos
- se praticou toda a boa obra," 1 Tim. 5:9-10.
6 - Ministravam Servindo em toda a boa obra:
".... Dorcas estava cheia de boas obras e esmolas que fazia," Act. 9 : 36.
" Que, do mesmo modo, as mulheres se ataviem... com boas obras, " 1 Tim. 2: 9-10.
"Tendo testemunho de boas obras...", 1 Tim. 5:10.
7-Serviam no Ministério da Instrução das Mulheres Mais Novas:
Irmãs experientes têm a responsabilidade de ser "Mães na Fé", "Mães em Israel",para instruir as mais novas. Mulheres novas, vindas do paganismo em Éfeso e Creta e outros lugares, precisavam da melhor instrução religiosa para uma vida cristã digna. Esta necessidade é a mesma hoje! E o campo de ensino compreende todos os aspectos da vida.
    7.1. Condições exigentes são necessárias para esta obra, (Tito 2 : 3):
    "Sérias em todo o viver, como santas;
    Não caluniadoras;
    Não dadas a vinho
    Mestras no bem

    7.2. Deveres Sociais: "Ensinem .... a ser prudentes"

    7.3. Ensinar os deveres conjugais (v.5)
    "A amarem seus maridos"
    "A serem castas"
    "Sujeitas a seus maridos"

    7.4. Deveres Diários e Domésticos (v.5b) - "A serem boas donas de casa"

    7.5. Ensinar e Educar os Filhos (4b) - "A amarem seus filhos"
8. Serviam Ganhando os Maridos e Filhos para Cristo: (1 Ped. 3:1-1).
8.1. .... Se alguns não obedecem à Palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra"
8.2. Isto compreende:
    a) - "Sede sujeitas aos vossos próprios maridos";
    b) - " Considerando a vossa vida casta";
    c) - " . . . Em temor" de Deus e Sua justiça;
    d)- Não ser espaventosa:" O enfeite delas não seja o exterior...";
    e) - O enfeite seja " O homem encoberto no coração" - O novo homem, Cristo, unido connosco;
    f) - Isto expressa-se num " incorruptível trajo" - " Um espírito manso e quieto, precioso a Deus";
    g)- E tem o apoio das santas mulheres de Deus do Antigo Testamento, como Sara, "da qual sois filhas, fazendo o bem e não temendo nenhum espanto".
8.3. O contacto do membro de família crente, com o descrente, santifica este, externamente, à semelhança dos vasos santificados do Templo; 1 Cor. 7:12-14. Eis um alto trabalho!
9 - Serviam no Ministério da Oração:
1 - Ajudaram a tornar o Pentecostes um facto: " Todos estes perseveravam em oração... com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus. ..", Act. 1:14;
2-Maria, mãe de Marcos, reuniu os crentes para orarem pela liberdade de Pedro, Act. 12:12;
3-As Irmãs devem orar, mas com cabeça coberta e sem exerceram qualquer posição de domínio sobre o homem, 1 Cor. 11:5,10.
Este é o grande ministério das irmãs cristãs, bem diferente do negativismo e do femininismo criado por tradições e interpretações parciais, por vezes vigente. Deus nos ajude a cumpri-lo!

http://irmaos.net/estudos/ministeriomulher.html

Comentários

Postagens mais visitadas