A VERDADEIRA SABEDORIA SE MANIFESTA NA PRÁTICA Lição 09 – CPAD 3º TRIMESTRE 2014 -

A VERDADEIRA SABEDORIA SE MANIFESTA NA PRÁTICA
Lição 09 – CPAD
Edição e Estudo Osvarela
Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.” Tg:13
Leitura Bíblica
Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.
Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Tiago 3:13-18
INTRODUÇÃO
Obras são evidencias do uso da sabedoria, elas são frutos que podem ser utilizados na mesa da comunhão!
Tiago mantém neste trecho de sua epístola o discurso sobre a sabedoria.
Tiago que inicia a sua carta ensinando como obter sabedoria, agora manifesta o porquê se deve adquiri-la, e que todo aquele que verdadeiramente, a obtém, sem dúvida apresentará o que gratuitamente recebeu - (Tg 1.5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.)
Em tese Tiago está coerentemente reafirmando o discurso e esclarecendo ao seus leitores que há ainda, alguns que pensam ter adquirido a sabedoria, mas suas obras não manifestam a verdadeira sabedoria.
Quem seriam estes:
Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.” Tg 1:6-7
Os que duvidam, são a principal corrente de indivíduos que não podem alcançar a verdadeira sabedoria.
Portanto, este é um agrupamento de pessoas da fé que podem ser incluídos nos que muito provavelmente são os que não podem apresentar Obras – fruto de uma sabedoria não alcançada, ainda que estejam entre os da igreja, e para quem Tiago está apontando durante seu escrito divinamente inspirado.
Estes se enganam, quanto a sua capacidade de produzir boas obras.
É um ponto que mostra que alguns realizam obras, mas estas não são fruto da verdadeira sabedoria, estão entre nós ou mesmo fora da igreja e se auto intitulam “produtores de boas obras, ou fruto”.
Tiago revela um ponto difícil, no qual ele apresenta-nos que existem duas sabedorias.
Embora seja um livro dedicado ao ensino, a palavra sabedoria, aparece apenas 4 vezes (1 no capítulo 1 e neste curto trecho o escritor, irmão do Senhor, cita a palavra sabedoria, por três vezes), mas é uma componente forte do ensino do Escritor bíblico, inclusive alertando aqueles que se dizem e querem ser Mestres.
Mas, a sabedoria é base estrutural do ensino, de Tiago, então ele, após ditar várias regras de fé e obras, vai nos mostrar como estas se apresentam na vida prática e comunal do homem, após todo o ensino prático.
Tenho estudado Tiago sobre o ponto de vista da relação intra eklésia, ou seja, em três níveis:
intrapessoal (emoções humanas, bem-estar cristão);
interpessoal (relacionamento humano, com o próximo, incluindo a comunhão com a Igreja); Quando a Bíblia revela que Jesus cresceu em SABEDORIA, que representa o crescimento interior. Que todo homem precisa atingir.
inter antropomística (a relação sobrenatural: homem-Deus, através de Cristo, com o auxílio do Espírito Santo).
É como o coroamento do ensino que Tiago recebera de Deus, para a produção e despertamento de regras de bom viver cristão, sobre esta base estruturante da vida, daquele que buscou a sabedoria, a encontrou, e tem pelos ensinos do irmão do Senhor, como comparar seus atos. E a própria comunidade cristã, a Igreja pode vislumbrar a ação da sabedoria, na vida dos seus membros.
A sabedoria maligna – “Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica”.
A Sabedoria verdadeira, a que citamos acima, como gratuita, divina e espiritualmente regeneradora do homem.
Discorrendo
A sabedoria segundo a Bíblia Sagrada está disponível, mas são necessários alguns passos nesta busca. Tiago de forma inspirada, que percorre todo o texto bíblico, indica mais um passo nesta necessidade do homem, mostrar que sendo um ser semelhante a Deus, mas que decaiu, pela força do evangelho pode ser regenerado, pela Fé e, à partir desta, realizar boas Obras.
Entretanto, se não exercitar a Fé estas obras, se mostraram de forma continuada como obras da sabedoria maligna.
Há um caminho para alcançar a Sabedoria, que Tiago indica, assim como Salomão:
Há que se ter intenção de trilhar este caminho e a maneira de buscar a sabedoria, é destacada por Tiago.
Passos em direção a sabedoria
Passo 1: Precisamos desejar a sabedoria. E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus... Tg 1:5
Passo 2: Devemos orar pedindo sabedoria. "Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo, pois quem poderia julgar a este tão grande povo?" 2Cr 1:10
Passo 3: Devemos procurar a sabedoria. "Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus." Pv 2:4-5
Passo 4: Devemos crescer na sabedoria. E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens. Lc 2:52
Passo 5: Precisamos usar a Fé para buscar a sabedoria. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Tg 1:6; Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pv 6:6
Passo 6: Devemos ser perseverantes ao pedir sabedoria. Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. Tg 1:3-4
Passo 7: Devemos analisar se é a verdadeira sabedoria. Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato... Tg 3:13; Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
Porém todos estes passos só se revelam através de um conceito fundamental na relação do homem com Deus:
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. Pv 9:10
Tiago revela que a sabedoria é algo que promove o crescimento da igreja
Deus nos levará a níveis maiores de crescimento: A árvore que em Jesus dá fruto Deus poda para que dê...mais fruto ainda. Jo 15:1,2
É necessário crescer em sabedoria para podermos crescer em tudo na vida cristã, para que as outras modalidades de crescimento se manifestem também em nossas vidas.
Como a sabedoria não pode ser medida fisicamente, vista ou palpável, ela se manifestará segundo as ações e decisões de uma pessoa que podem ser percebidas e Tiago diz que esta manifestação se dá não pela palavra, mas se materializa em Obras.
Continuação...
OBRAS MALIGNAS I
Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas” 2 Co 10:4
A Igreja, em Cristo deve continuar a realizar a Obra com a mesma sabedoria, pois tem a mente de Cristo e deve saber que recebeu poder contra as malignidades.
Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo” I Jo 3:8
O poder dado aos discípulos continua atuando contra as malignidades, no mundo espiritual.
E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céusLc 10:17-20
Como agora alguém pode dizer que tem a sabedoria de Deus e apresentar Obras desta qualidade espiritualmente inferior?
“Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade”. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
A fé santa, assim como a sabedoria santa se dá numa construção efetuada pela regeneração, isto é, de forma espiritual. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus... Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; ... Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Cl 3:2-10
Onde encontrar a verdadeira sabedoria?
Quando somos edificados verdadeiramente, na sabedoria de Deus, não temos em nossos corações apenas a fé natural, mas a verdadeira Fé. É isto, que Tiago aponta ao colocar em cheque a ação de uma sabedoria maligna, que usa as ferramentas antigas e que não acompanham a salvação, para produção das Obras.
Assim o que a escritura de Tiago nos apresenta é que devemos nutrir a sabedoria santa, que nos edifica.
A fé santa é a fé pura, comprometida que nos leva a uma nova edificação e construção em Cristo Jesus”. Pr Wanderley da Silva – Palavra Viva e Eficaz
Deus destruirá a sabedoria maligna e toda a sabedoria humana, mesmo no interior da igreja, assim Paulo nos ensina;
Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentesOnde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. 1 Co 1:19-23
De sorte que a verdadeira sabedoria está na pessoa de Nosso senhor Jesus Cristo:
“Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;” 1 Co 1:30
Interessante ressaltar que mesmo em uma busca sobre significado de sabedoria vamos encontrar definições, as quais destacam, que apenas em Deus está a verdadeira sabedoria:
Sabedoria de Deus A sabedoria é uma das características mais mencionadas a respeito de Deus. Deus é classificado como onisciente, ou seja, sabe ou conhece todas as coisas. Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos! Romanos 11:33
O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Provérbios 1:7
Sabedoria de Deus não permite:
Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieisnem mintais contra a verdade. Veja e leia, abaixo, em Colossenses 3. 2-10
Em tudo devemos apontar para as coisas que acompanham a salvação:
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Co 5:17
OBRAS MALIGNAS II
Enganando a si mesmo?
Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro. Porque cada qual levará a sua própria carga. E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui”. Gl 6:1-6
Homicidas sábios, na sabedoria humana.
Esta ensina que em primeiro lugar está a minha posição, contrária a verdadeira sabedoria.
A obra da sabedoria maligna se evidencia, na vida daqueles que não respeitam a vida espiritual de seus irmãos, assim nos ensina o Apóstolo João:
Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. Qualquer que odeia a seu irmão é homicida.E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. 1 Jo 3:14-15
É impossível não nos determos para ler o que diz o Apóstolo Paulo sobre as Obras da Carne.
Em contraposição às Obras dos regenerados espiritualmente, elas são tão numerosas (17 e mais), e por esta quantidade desenfreada se tornam difícil de ser combatidas.
Em contraposição o Amor, erigido na sabedoria divina produz um numero menor de frutos bons, mas que mesmo em menor quantidade são infinitamente superiores para produzir um bem estar pessoal e comum (koinonia) entre os da Igreja.
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: 1-adultério, 2-fornicação, 3-impureza, 4-lascívia, 5-Idolatria, 6-feitiçaria, 7-inimizades, 8-porfias, 9-emulações, 10-iras, 11-pelejas, 12-dissensões, 13-heresias, 14-Invejas, 15-homicídios, 16-bebedices, 17-glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperançaGl 5:19-22
Portanto a sabedoria maligna, demoníaca, é de origem adâmica, sob o pecado, e não pode servir como sabedoria, diante da Igreja, pois a Igreja é formada pelos salvos, os re-generados, ou os que nasceram de novo e tiveram mentes e corações transformados e limpos pela palavra. “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.” Jo 15:3
Etimologia
Regenerado - adj. e s.m. Que, ou aquele que se regenerou; reabilitado. Regenerado vem da palavra grega: ANAGENNAOGerar novamente, fazer nascer de novo.
Regenerar - Etm. do latim: regenerāre; gr. αναγέννηση; v.t. Restabelecer o que estava destruído, arruinado. Gerar ou produzir novamente. Revivificar. Reorganizar, reformar, melhorar. Restabelecer a atividade. V.pr. Formar-se de novo.
v.t.
1. Voltar a gerar;
2. Revivificar moralmente ou atribuir vida a;
3. Reestruturar;
4. Renovar ou reconstruir;
5. Retificar ou consertar moralmente;
6. Aprimorar, aperfeiçoar ou sublimar;
v.pron.
7. Reestruturar-se; constituir-se novamente;
8. Recuperar-se ou reabilitar-se; retificar-se.
Regenerar - Voltar a forma original; Zulmira Freitas (SP) em 17-06-2009
O homem é regenerado por Deus.”
A regeneração é um ato instantâneo. Não demora anos para acontecer. É uma ação imediata porque é o Espírito Santo quem regenera. Quem mentia, não mente mais. Fornicava, não fornica mais. Adulterava, não adultera mais. Roubava, não rouba mais. Usava mal a sua língua, não usa mais. “Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos, eis que eu lavrarei a sua escultura, diz o SENHOR dos Exércitos, e tirarei a iniqüidade desta terra, num só dia.” Zc 3:9
FONTE
Dicionários:
Léxico
Web
Aulete

Bible study tools 
Apud Elizabeth George "A Sabedoria De Deus Para A Sua Vida")
Valdenira Nunes de Menezes Silva
Portal 4IEQ
Bíblia on line
Apontamentos do autor

osielvarela. 

Comentários

Postagens mais visitadas